MENU

10 anos de Luan Santana

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Hoje, dia 11, Luan Santana completa 10 anos de carreira. Ele considera como marco inicial, um show realizado na cidade de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul.

Uma série de especiais foi preparada por seu escritório, e eu participo do vídeo que dá o ponta-pé inicial nessa retrospectiva/homenagem.

O convite pra falar dele ao lado do seu Amarildo, pai dele, Miyzato, produtor do primeiro DVD, Marcos Mioto, contratante que apostou alto e comprou diversos shows logo no início e Marcelo Soares, presidente da Som Livre, representa muita coisa.

Conheço o Luan pessoalmente tem um bom tempo, mais exatamente oito anos. Ele estava na sala de imprensa em Barretos, ao lado do seu empresário na época, Anderson Ricardo, esperando alguma abordagem.

No tempo em que estive na sala, fui o único a falar com ele. Luan ainda era mais uma promessa vinda do Mato Grosso do Sul e eu, ouvindo as conversas que já circulavam no meio, publiquei algumas notas sobre ele. Eu não tinha muita convicção do sucesso, achava difícil um rapaz tão novo fazer sucesso ainda mais cantando sozinho, mas jornalisticamente era correto falar dele. Falei.

Curiosamente, me abriu muitas portas. Foi minha primeira cobertura de Barretos pelo UOL, eu tinha 24 anos. Entrei no portal convidado justamente para cobrir a edição de 2009.

Meses depois, o garoto que eu banquei como aposta no UOL logo na minha primeira cobertura, era sucesso no país inteiro. Ele seguiu crescendo e pessoas importantes entenderam que eu realmente estava inserido naquele contexto sertanejo em ascensão. Como eu disse, muitas portas se abriram por isso.

Apesar de o convite para o vídeo me fazer feliz por eu acompanhar a carreira dele desde o início, há um outro motivo que conta muito: eu nunca fui apenas elogios a ele.

Enquanto todo mundo bate palma a cada passo, eu sempre deixo um pé atrás. O chato da história. Até o tempo em que eu elegia meus melhores discos do ano, elogiava suas qualidades, mas deixava claro os pontos que eu discordava.

No vídeo mais abaixo, vocês podem conferir o segurança dele, Well, dizer que Luan nunca está satisfeito, sempre quer mais. Meu raciocínio sempre foi esse. Ele é, sem dúvida, a figura mais impactante que surgiu nos últimos 10 anos. Logo, é dele que a gente deve cobrar, empurrar, incomodar, pois sabemos que dali pode sair algo muito maior.

Por isso, provavelmente, é que ele tenha tido um casamento tão benéfico com o produtor Dudu Borges, seu principal parceiro musical. Dudu, determinado a sempre apresentar coisas novas e transformar o sertanejo em um pop cada vez mais abrangente, também é acima da média. Nem por isso deixei de escrever quando não gostava de algum disco produzido por ele. Quando teve a oportunidade de ter um documentário sobre ele, exibido pelo Multishow (Studio Vip), ele me convidou para dar depoimento.

Acredito que isso mostre muito mais o tamanho de um profissional do que a exaltação gratuita de algumas qualidades óbvias.

Luan é fruto de dedicação. Não gosto muito do papo de “ter estrela”. Resume somente a sorte algo muito mais complexo. Ele não é o único talentoso do mundo, mas é coisa rara encontrar alguém que respira a carreira 24 horas por dia. No camarim, no churrasco, nas férias, ele vai falar com você sobre música.

Faça uma comparação com outros nomes famosos. Veja quantas vezes ele abre a vida pessoal à imprensa. Conte quantas vezes o namoro  teve mais importância que a carreira. Isso é muito importante a qualquer artista.

Há um vídeo muito interessante, da Casa do Saber, com Pedro Calabrez, pesquisador do laboratório de neurociências clínicas da UNIFESP, que trata da relação entre talento e dedicação. É uma análise complexa, não frases prontas de auto-ajuda/superação.

Luan se encaixa perfeitamente na explicação (assista aqui).

Por mais que pareça um artista blindado, Luan tem um escritório enxuto e antenado. Em vez de refutar qualquer crítica, discutem a respeito, mudam os projetos, buscam coisas novas. Refletem, realmente, a personalidade dele.

Admiro muito a perseverança das pessoas e acho surpreendente alguém manter tanto foco depois de ter chegado ao topo. É essa dedicação que o fez o artista mais importante da última década. E é a chave para deixá-lo cada vez maior em uma história na qual ele já está marcado para sempre.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para 10 anos de Luan Santana

Enviando Comentário Fechar :/